top of page

Amigos e ex-amigos

  • Foto do escritor: Denise Flores
    Denise Flores
  • 20 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Dia internacional da amizade é dia de textão para refletir sobre o significado desta palavra.


Outro dia percebi que sei os nomes de todos que estão em uma foto que tirei no pátio da Casinha Verde, onde estudei até o terceiro período. Provavelmente porque eram relações tão puras, tão livres, tão sem maldade, amizades tão genuínas, que os nomes daquelas pessoas ficaram gravados na minha memória, hoje, considero que eles são meus ex-amigos. Por um período de tempo foram amigos incríveis, mas nos espalhamos pelo mundo sem manter contato.


Depois, na fase do Pio XII a coisa era mais passional. Adolescente, né? Tudo era intenso demais e para sempre. Talvez por ter demorado a gostar do Legião Urbana, também demorei para aprender “que o pra sempre sempre acaba”.


De todos os bilhetes trocados em sala de aula, das brigas compradas nas olimpíadas, de todas as juras de amizade eterna enquanto cantávamos Balão Mágico, não sobrou nenhuma amizade. Mas tenho boas histórias, de ex-amigos de colégio, que me ajudaram em momentos importantes do meu adolescer.


Passei a adolescência entre Belo Horizonte, Capim Branco e região, desta época, de fora de BH, ainda tenho amigos queridos, nos falamos com menos frequência, mas a amizade sobreviveu às mudanças da vida. Inclusive, tenho amiga que conheci nesta época, nos afastamos, e que as redes sociais deram um jeito de unir novamente.


Desde que percebi que existem ex-amigos, a organização das pessoas na minha vida mudou consideravelmente, e algumas coisas parecem fazer mais sentido.


É recente a experiência que me fez pensar sobre isso. Entre as dores de romper com alguém que era extremamente precioso e presente na minha vida, entendi que a amizade não foi uma ilusão, ela foi incrível enquanto conseguiu ser, hoje, somos ex-amigos. A vida adulta tem dessas coisas, me ensina esses conceitos loucos, distantes do que acreditei um dia, verdadeiros dentro do meu coração.


Não sei porque as pessoas insistem em banalizar a palavra “amigo”, não dá para chamar todo mundo de amigo, e nem precisa. Dá para chamar de colega e conhecido. Porque amizade tem algo que vai além da convivência, tem o tocar a alma, escutar o coração, segurar as mãos, ser abrigo em tempestades, alegria nas festas, alento no choro e eco da gargalhada.


Felizmente minha experiência de amizade não é feita apenas de “ex’s”.


Tenho amigos incríveis. Amigos com os quais me relaciono de diferentes maneiras, mas que são uma constante no meu caminhar, estão sempre presentes nas minhas orações e boas vibrações. Que fazem a minha vida mais leve, me lembram o quanto sou querida e amada. Me escutam, me criticam, me abraçam, me levantam. Amigos com os quais a experiência de dividir a vida faz muito mais sentido.


Aos meus amigos

Feliz dia internacional da amizade!


Denise Flores

20 JUL 2020




ree
Cena do filme "As vantagens de ser invisível"



 
 
 

Comentários


Encontre diversão

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Entre em contato

Mande uma carta,

um sinal de fumaça.

bottom of page