top of page

A depressão incapacita

  • Foto do escritor: Denise Flores
    Denise Flores
  • 25 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Há um ano escrevi que a depressão seria a doença mais incapacitante de 2020, certamente porque li isso em algum lugar sério, mas que não poderia prever este momento de isolamento social.


Em 2016 fiz direção de produção de uma série de ficção, um trabalho grande, um desafio profissional que eu desejava e para o qual tinha me preparado. Porém, tive depressão durante quase todo o período de produção.


Para dar conta do trabalho tomava 3 medicamentos diferentes. 1 para equilibrar o humor, 1 para momentos emergências e 1 para dormir. Ainda assim, por duas vezes saí do set com crise de ansiedade, diretamente para atendimento emergencial com psiquiatra. Da segunda vez, cheguei a me afastar por dois dias.


Não sair do trabalho foi uma escolha pessoal.


Mas foi um processo desgastante. Produzo de maneira leve, divertida e afetuosa. Mas a depressão anula minha inteligência emocional e me fazia ter brigas e dar uns gritos que preferia que nunca tivessem acontecido.


Em 2016, por meses, eu não tinha capacidade para trabalhar. Porque trabalhar a base de remédios não é saudável e não recomendo a ninguém.


No meu caso, muito pela equipe de produção que sabia o que estava acontecendo e me ajudava, consegui chegar até o fim do contrato.


Depois me afastei, para me curar.


A depressão deixa a pessoa sem energia. É difícil sair da cama, é difícil viver o dia, quanto mais, trabalhar. E quando a pessoa consegue, lidar com a ansiedade é um desafio.


Nem todo mundo pode exercer a sua profissão se está funcionando a base de remédio. No meu caso, só era possível porque eu não colocava a vida de ninguém em risco, não precisava dirigir, estava sempre acompanhada por pessoas conhecidas e contava com uma rede de apoio.


Com tudo que está acontecendo, o aumento do número de casos de depressão é/será uma realidade.


A depressão incapacita. A depressão mata.


Precisamos estar atentos.


Precisamos conversar sobre depressão e sobre suicídio.


Precisamos entender que depressão é algo muito mais sério do que o preconceito de muitos que julgam saber.


Denise Flores



ree
Imagem de Grae Dickason por Pixabay

 
 
 

Comentários


Encontre diversão

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Entre em contato

Mande uma carta,

um sinal de fumaça.

bottom of page