top of page

Imagem para a história

  • Foto do escritor: Denise Flores
    Denise Flores
  • 7 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Ah, esta foto. Ah, esta imagem.

Minha primeira lembrança de Lula é quando eu era criança e Tio Edu e Tia Rosa chegavam nas festas de família com um broche da estrela do PT cantando "Lula la, brilha uma estrela".

Era apenas um aperitivo para provocar já que minha família nunca foi petista, e a maioria nunca foi (e nem é) simpatizante ao PT.

Apesar de, ironicamente, meu pai ter sido prefeito por uma coligação PL-PT.

Nunca fui lulista ou petista. Mas já votei no PT. Não tenho argumentos suficientes para defender (nem para condenar) o Lula. Nem acho que isto cabe a mim.

Mas sou grata aos programas sociais que ele implementou no seu governo. Não porque fui diretamente beneficiada, mas porque deu a oportunidade a tantas pessoas. E é tão bom ver alguém ter uma oportunidade, dar um passo, crescer, não passar fome...

Um mundo mais justo. A diferença entre falar isto da boca para fora e realmente desejar isto, esta na forma como você reage ao ver isto acontecer.

Ontem na Globo News escutei que a Polícia Federal não iria prender o Lula para não dar esta imagem ao PT, para ela não ser usada no futuro. Confesso que fiquei bem confusa com esta informação.

O que ninguém previu é que Lula fosse tomar para si as rédeas desta narrativa.

Você pode não gostar do Lula (pode até odiar), mas é preciso reconhecer a força desta imagem, que ganhou o mundo. Que virou história.

Uma coisa é comprar página de jornal para convocar manifestação, outra, é quando ela vai ganhando a força do momento.

A primeira vez que vi um político ser carregado pelo povo, foi no dia em que meu pai ganhou as eleições. Saimos de casa em uma caminhonete, o povo desceu ele nos braços. Vi naquele momento um povo esperançoso de dias melhores, senti orgulho e emoção.

Hoje, vi Lula ser carregado. Me emocionei. Independente de posição política, me emocionou ver, em tempos de cinismo e manipulação, a garra de um povo, sendo leal ao líder no qual acreditam.

Se permitam olhar para esta foto. E independente de posição política ou ideologia, reconheçam a força que ela tem.

Ela foi traduzida em imagem. E entrou para a história.

Foto Francisco Proner Ramos

 
 
 

Comentários


Encontre diversão

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Entre em contato

Mande uma carta,

um sinal de fumaça.

bottom of page